24/03/2014

Missão: Valorizar a Vida

   Valorizar a Vida, contribuindo para que as pessoas tenham uma vida mais plena e, consequentemente, prevenindo o suicídio, é a missão do CVV, que a 52 anos, oferece apoio emocional gratuito no Brasil, cabe aqui discorrer um pouco sobre como se dá esta missão no dia a dia de um Posto de Atendimento.

   Durante 7 dias por semana, 24 horas por dia, os 40 voluntários do CVV Vila Carrão, único posto na zona leste da cidade de São Paulo, se revezam em um plantão semanal para doar um pouco de seu tempo e do seu melhor como ser humano, disponíveis para escutar empaticamente a pessoa que procura o CVV, trata-se de uma conversa em que se pode falar sem restrições de seus sentimentos mais profundos, pois o sigilo é garantido.

  Sabemos que quando alguém nos compreende verdadeiramente, sem julgamentos ou opiniões, podemos nos sentir valorizados e respeitados como ser humano. Além de, através da reflexão ao ouvirmos a nós mesmos, nos sentirmos aliviados por darmos vazão à pressão que angustia, e quem sabe encontrar novos caminhos e possibilidades que até então não estavam acessíveis devido ao sofrimento vivido.

   Este ambiente de escuta que propicia acolhimento e o respeito ao ser humano provocam sensações de bem estar àquele que, por um momento, precisa desabafar com alguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário