28/04/2014

Homens também choram / CVV - trabalho voluntário

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CURSO PARA NOVOS VOLUNTÁRIOS - CVV Vila Carrão
Contato: vilacarrao@cvv.org.br / (11) 970456882  / (11) 967498515
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Homens também choram

O "Correio do Minho" de Braga, Portugal, de 17 de maio de 2009 fez uma revelação surpreendente, pelo menos para nós, brasileiros, afirmando que a maioria das pessoas que procura o SOS-Estudante, da Associação Acadêmica de Coimbra (AAC) - uma linha telefônica de apoio emocional -, pertence ao sexo masculino.
Diz a matéria que entre 60 a 70 por cento dos usuários que procuram apoio e conforto nesta linha telefônica criada há 12 anos, em Coimbra, são homens, situando-se a média de suas idades por volta dos 40 anos. Solidão, sexualidade e relacionamentos são os problemas mais freqüentes nos seus contatos quando buscam apoio.
A Associação Acadêmica de Coimbra (AAC) inicialmente foi criada para atender a estudantes, contudo, com o passar do tempo foi dando apoio a outras pessoas, oriundas de diversos pontos do país, o que evidencia que em qualquer parte de Portugal ou de outro lugar qualquer do mundo, há sempre alguém necessitando de ser ouvido, de desabafar, de comunicar-se, de revelar-se e de conhecer-se em profundidade.
É difícil uma pessoa "partir para uma tentativa de suicídio - assegura o artigo - sem ter dado sinais de alerta antes". Daí a importância do ouvido amigo sem críticas ou julgamentos, afinal, como afirma Gonzaguinha numa das mais de suas expressivas canções: "Um homem também chora, menina, morena, também deseja colo, palavras amenas". Que estas palavras amenas não lhes falte, quer sejam oferecidas por um voluntário do CVV, quer por um membro da AAC, o importante é que o seu apelo encontre ressonância na solidariedade de alguém.

Seção: Painel livre
Artigo: Homens também choram
Autor: Comissão Redatora do Boletim
Posto: Comissão Redatora do Boletim
1008/05/06/2009


TAGS: CVV - trabalho voluntário

Nenhum comentário:

Postar um comentário