23/01/2014

Luta contra preconceito - Adolescente com Síndrome de Down - Posto CVV na Zona Leste - Vila Carrão


Emmanuel Joseph Bishop, de apenas 16 anos, nasceu com Síndrome de Down e é hoje um símbolo na luta pelo fim do preconceito. Nascido nos Estados Unidos, seus pais nunca duvidaram de seu potencial e fizeram questão de desenvolver todas as capacidades do menino. Aos 2 anos Emmanuel já começou a ler, aos 3 já lia em francês e aos 6 anos, foi ele quem leu o discurso em uma cerimônia na Associação Nacional de Síndrome de Down nos Estados Unidos. Hoje, Emmanuel é um violinista de ponta,  fala quatro línguas e foi campeão nacional em diversos esportes paraolímpicos nos Estados Unidos. 

Além de tudo isso, Emmanuel abraçou a luta contra o preconceito e viaja o mundo mostrando como a Síndrome de Down não o impede de ser funcional. Ele participa de conferências e dá entrevistas contando sua experiência de vida, e como foi possível alcançar seus sonhos com o apoio da família. A iniciativa tem por objetivo diminuir o preconceito no mundo contra pessoas com deficiência e inspirar outras famílias que têm crianças com Síndrome de Down.

Infelizmente pessoas com deficiência precisam se provar o tempo todo para mostrar que são capazes. Contudo, histórias como as de Emmanuel nos mostram que deficiência é uma limitação e limitações todos nós temos. Nem todo mundo é bom em matemática, ou sabe tocar violino ou até mesmo falar mais de uma língua. Do mesmo jeito que um cego não será um bom narrador de futebol porque não consegue ver o jogo. Emmanuel teve o apoio da família e pôde realizar seus sonhos, o que nos mostra quantos outros Emmanuels o mundo está perdendo devido ao preconceito. 

Fontes: Zenit e Band.com.br 
Pesquisado por: Vivian Alt – Voluntária online e mestranda em Políticas Sociais e Desenvolvimento.

Postado por: CVV Vila Carrao, Cvv Zona Leste

Nenhum comentário:

Postar um comentário