27/04/2012

Quem procura o CVV?


Ao voluntário sempre é questionado: Quem procura o CVV? São “loucos” que desejam se matar? 

Essas perguntas são feitas tanto numa conversa informal quanto em entrevistas para entidades públicas.
Para aqueles que desejam conhecer um pouco mais do serviço de apoio emocional oferecido pelo CVV através do 141 ou pelo chat (www.cvv.org.br), descrevemos algumas motivações das pessoas que nos procuram e o que elas esperam de uma conversa. Bem como é o nosso esforço em oferecer essa empatia a quem nos procura para uma conversa franca, baseada no sigilo e anonimato.


Quem são as pessoas que procuram o CVV?

As motivações profundas das pessoas que nos procuram é a busca de alguém com quem possam realmente ser elas mesmas. Alguém a quem possam comunicar livremente suas angústias e incertezas. Um dos principais problemas do ser humano é o vazio interior e a solidão, esses sentimentos surgem sempre quando estacionamos em nós mesmos, quando não caminhamos em direção a alguma coisa, quando não agimos positivamente para darmos ao mundo e recebermos dele o que nos é necessário.


O que buscaríamos numa conversa franca?

De alguém que tivesse tempo de me ouvir, de me sentir importante para uma pessoa, de que acreditem em mim sem eu ter que provar tudo, de me sentir seguro e amparado, de respeito e atenção completa, de ser aceito como sou e de sentir que posso confiar na pessoa.

Fonte: Manual do Voluntário, 4ª edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário