20/01/2012

Convite para Programa de Seleção de Voluntários no CVV Vila Carrão

Programa de Seleção de Voluntários
CVV Vila Carrão
Dia 28/01/12 - 13h as 18h
Dia 29/01/12 - 8h as 13h
Rua Pinhalzinho, 389C - Vila Carrão
Entre as estações Carrão e Penha do Metrô
Informações e inscrições 2097-4111 e vilacarrao@cvv.org.br

Depoimento:
"Ser voluntário é um ato de amor. Sempre gostei desta frase tirada de uma fala da saudosa Zilda Arns. Pude conferir isso realmente quando entrei para o CVV para me doar ao outro achando que eu tiraria muita gente da solidão, que eu curaria muitas dores, que eu alegraria muitos corações chorosos nos minutos em que conversaria com a pessoa. Entrei achando que todos que falariam comigo sairiam de bem com a vida após cada ligação.
E a primeira coisa que aprendi foi a humildade, que antes não me acompanhava. Ser humilde para compreender que eu tenho que estar lá não para mudar o outro, e sim, para proporcionar ao outro o desejo de mudanças quando assim ele quiser, pois eu não tenho a capacidade de mudar ninguém a não ser a mim mesmo.
E veio a segunda lição: se só eu próprio tenho a capacidade de mudar a mim, só a própria pessoa tem a capacidade de mudar a si mesma... Aprendi ser paciente, a esperar o tempo da pessoa em resolver seus próprios problemas. Aprendi a respeitar os limites, meus e das pessoas que procuram o CVV. Ser menos ansioso, mais amoroso, mais persistente.
Se antes eu não confiava muito no outro, hoje confio totalmente, sei que ele é capaz de sair do abismo em que se encontra e me disponibilizo a dar-lhe a mão para ajudá-lo a sair, na hora que lhe for mais conveniente, no tempo dele. Aprendi que respeito é uma das principais atitudes para com o outro. Aprendi a respeitar seus limites, suas fraquezas, suas dores. A compreender que ele é assim e, mesmo não sendo como eu gostaria que fosse, o amo do mesmo jeito. Compreender e aceitar os seus valores tão diferentes dos meus foi uma das coisas mais valorosas que carrego comigo nestes tantos anos de CVV.
Vim ser voluntário com intenção de doar e ganhei tanta coisa, tanto conhecimento, tanto aprendizado. E continuo aprendendo a cada dia, porque ser voluntário é ser um eterno aprendiz."
Cosmo – voluntário desde 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário