03/02/2012

29 ANOS DE BEM COM A VIDA

O CVV VILA CARRÃO E SUA HISTÓRIA
Em 2012, o CVV Vila Carrão completa 29 anos de constante presença e atuação na zona leste da cidade de São Paulo. Foram 29 anos de serviço e doação de voluntários à causa ceveviana da valorização da vida e da prevenção do suicídio, 29 anos de todo tipo de dificuldades, compartilhadas por um grupo de voluntários que, apesar da constante rotatividade de seus membros, sempre procurou trabalhar unido e perseverante para superar os desafios.
Em 05 fevereiro 1983, é fundado o Centro Samaritano – Unidade Carrão, situado em um bonito e espaçoso sobrado, alugado e mantido com a colaboração de uma entidade religiosa. Começou com 22 voluntários, que atendiam nos horários entre 19h00 e 04h30.
Em 1987, devido às altas despesas decorrentes do aluguel da casa e dos custos do telefone, e buscando a autonomia financeira do grupo – agora denominado Grupo de Valorização Humana – fica decidido que os serviços seriam transferidos para um terreno, cedido por um antigo voluntário da entidade, onde seria construído o novo posto. Os próprios voluntários participaram diretamente na construção desse posto, recebendo doações de blocos e telhas, e chegando até a erguer pessoalmente as paredes que viriam a abrigá-los no futuro.
No decorrer da década de 90, o CVV – Samaritanos foi consolidando seu caráter de atendimento telefônico gratuito garantido 24 horas por dia, e o posto Vila Carrão foi implantando, progressivamente e com muito empenho dos voluntários, a estrutura e o pessoal necessários para sustentar esse prolongamento da disponibilidade do serviço.
E foi também nessa época que, após a reivindicação da posse do terreno por questões familiares, mais uma vez se fez necessário procurar um novo local para abrigar nosso posto. E esse local é o atual endereço, a Rua Aimborés, nº 14, esquina com a Pinhalzinho, 389C, onde desde 1993 está instalado o posto do CVV - Vila Carrão.
Paredes foram pintadas e serviços de engenharia foram acompanhados e auxiliados por todo o corpo de voluntários do posto, à época com 40 voluntários, numa grande prova de esforço unitário e empenho ao serviço.
Hoje, após 29 anos e da passagem de mais de 700 voluntários pelas nossas cabines de telefone, o posto do CVV - Vila Carrão está fortificado e serve de abrigo para que se realize, 24 horas por dia, o serviço de valorização da vida humanitário do CVV. Recepcionamos os novos interessados e agradecemos a todos que estiveram conosco nesse voluntariado tão peculiar com a exposição desses 29 anos de história, de empenho e de doação constante de nossos voluntários. Com a certeza de que suas atitudes passadas servirão de inspiração e de incentivo para que façam parte de nossa instituição e do serviço de valorização da vida e para que construam conosco o futuro do CVV.

E para comemorarmos os 29 anos do Posto Vila Carrão e os 50 anos do CVV, convidamos você:

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. uero agradecer à todos amigos da CVV Carrão pelo convite maravilhoso.Tenho certeza que será um sucesso!!! Como dizia D. Zilda Arns " Ser voluntário é um ato de amor" e somente quem participa deste trabalho sabe o qto é gratificante auxiliar o próximo e ajudar aqueles que necessitam de amparo moral e afetivo.Trabalhei à muitos anos atrás e não tínhamos toda essa mídia que temos hoje não é verdade??? Falta um ano para minha aposentadoria e voltarei com certeza para auxiliar sempre!! Que Jesus cubra de bençãos todos vcs e aqueles que os procuram...Muita Paz e Luz! bjs

    WILMA MARINHO....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilma, como vai você?

      Realmente os tempos mudaram e hoje temos mais facilidades de comunicação e assim podemos algumas vezes reatar contato com pessoas que fazem parte da nossa história e também cultivar os que estiveram e os que estão conosco!

      É bom saber que você pretende retornar ao nosso trabalho em breve! Estamos te aguardando!!!

      Grande e fraterno abraço,
      CVV Vila Carrão
      Voluntária Daniele

      Excluir