25/06/2012

Abertas inscrições para novos voluntários do CVV Vila Carrão



COMPARTILHE SEU MELHOR!!!!

CURSO PARA NOVOS VOLUNTÁRIOS - CVV Vila Carrão
Inicio: 30/05/2015   TEL: 11-99584-6114 / 11-2097-4111
Contato: vilacarrao@cvv.org.br 


--------------------------------------------------------------------------


No momento em que a sociedade reflete de que forma podemos cuidar melhor do nosso mundo, sustentavelmente, eis uma oportunidade de cuidarmos das pessoas e consequentemente termos um mundo melhor.

Para termos atitudes melhores é preciso cuidarmos da nossa saúde emocional, por isso o CVV oferece apoio àqueles que por algum momento queiram compartilhar de uma conversa franca e sem julgamento, através do telefone 141 ou por chat ou pessoalmente e até mesmo por carta.

O CVV Vila Carrão oferece curso para Novos Voluntários em atendimento telefônico, com o objetivo de proporcionar aos novos candidatos a aprendizagem de um escuta ativa que possibilitará a quem procura o serviço talvez a descoberta de um novo caminho ou a força necessária para continuar, eis a sustentabilidade emocional.

Se você sentiu o chamado e gostaria de participar dessa Campanha pela Valorização da Vida que começou faz 50 anos, compareça no dia e horário combinados, estamos te aguardando de braços abertos!

Abaixo o vídeo de uma entrevista com o novo posto de Caxias do Sul/RS que fala sobre o CVV e os benefícios de ser um voluntário:

14/06/2012

O CVV só ouve? Não fala nada?

Quantas vezes já aconteceu de querermos conversar com alguém devido a um problema ou para compartilhar uma alegria, e ao procurar essa pessoa conhecida ou não, ficamos praticamente mudos pois ela desata a falar sobre si mesma?

Ou então temos alguma situação que precisamos falar para tentar aliviar nossos pensamentos e ansiedades, mas não queremos naquele momento falar com alguém que conhecemos, pelo medo da represália ou talvez por vergonha?

É para isso que o CVV existe, para uma conversa franca, no exercício contínuo do voluntário em despir-se de seus preconceitos para conseguir de fato escutar o que estamos dizendo. Sem interferir em nossa fala, sem ser o dono da verdade e dizer qual o caminho devemos seguir.

E depois de contarmos tudo o que nos amargurava ou alegrava, e sentirmos um bem estar tremendo por sermos compreendidos e respeitados pela pessoa que somos, as vezes podemos pensar que no CVV ninguém fala nada!!!

27/04/2012

Quem procura o CVV?


Ao voluntário sempre é questionado: Quem procura o CVV? São “loucos” que desejam se matar? 

Essas perguntas são feitas tanto numa conversa informal quanto em entrevistas para entidades públicas.
Para aqueles que desejam conhecer um pouco mais do serviço de apoio emocional oferecido pelo CVV através do 141 ou pelo chat (www.cvv.org.br), descrevemos algumas motivações das pessoas que nos procuram e o que elas esperam de uma conversa. Bem como é o nosso esforço em oferecer essa empatia a quem nos procura para uma conversa franca, baseada no sigilo e anonimato.


Quem são as pessoas que procuram o CVV?

As motivações profundas das pessoas que nos procuram é a busca de alguém com quem possam realmente ser elas mesmas. Alguém a quem possam comunicar livremente suas angústias e incertezas. Um dos principais problemas do ser humano é o vazio interior e a solidão, esses sentimentos surgem sempre quando estacionamos em nós mesmos, quando não caminhamos em direção a alguma coisa, quando não agimos positivamente para darmos ao mundo e recebermos dele o que nos é necessário.


O que buscaríamos numa conversa franca?

De alguém que tivesse tempo de me ouvir, de me sentir importante para uma pessoa, de que acreditem em mim sem eu ter que provar tudo, de me sentir seguro e amparado, de respeito e atenção completa, de ser aceito como sou e de sentir que posso confiar na pessoa.

Fonte: Manual do Voluntário, 4ª edição

05/04/2012

Ser Voluntária

Existem momentos em nossas vidas que buscamos algo que nos complete,  mesmo inconscientemente.  É aquela sensação que nos leva não por acaso, a acreditar que podemos encontrar um pouco mais de conforto e paz interior.

Não me refiro a  nada material, mas sim algo produzido dentro da essência de cada um de nós, dentro de nossas  almas.

Nesta busca por um ideal maior, tive um dia à felicidade de ler uma faixa estendida sobre avenidas próximas a minha residência. Lembro que nela estava escrito: O CVV PEDE SOCORRO!

Ter ouvido falar em CVV e saber de sua atuação superficialmente era uma coisa, conhecê-lo era uma realidade bem diferente.

Como ninguém pede socorro de graça, procurei saber o que poderia levar uma instituição como esta a se utilizar de uma frase a princípio tão desesperadora.

O pior foi saber que a razão da expressão contida naquele aviso, não se referia  a qualquer contribuição monetária, pois para quem dispusesse de uma situação financeira privilegiada, talvez fosse fácil resolver o problema.

O pedido era dirigido a nós como pessoas que se dispusessem a colocar em prova a sua boa vontade na ajuda ao próximo. Ajuda tão falada, mas que se mostrava ausente – e bem ausente, diga-se de passagem, naquele momento.

Era na verdade um pedido de socorro humano. Socorro que pudesse se mostrar solidário as suas causas e, ainda que reconhecidas por boa parte da população, se mostrava frágil naquele instante.

Quis o destino que viesse a me dar conta do complemento que tanto buscava. Permitiu assim o destino encontrar a mim própria, em muitas das coisas que sempre acreditei e que poderia executar, porém, até então se mostravam adormecidas em meu dia a dia.

Hoje, após anos de atuação nessa casa, posso dizer firmemente que pude sim, participar, testemunhar, socorrer e engrandecer não somente o meu próximo, mas principalmente a mim mesma como pessoa, através de um trabalho sério, grandioso e gratificante.

Hoje ao dizer e me sentir como uma voluntária do CVV, posso afirmar que me torno um ser humano cada vez melhor em todos os sentidos.

Nestes 50 anos em que a existência de nosso Centro de Valorização se mistura a própria vida, entendi que seria o momento de exteriorizar minhas ideias a este respeito, pois acredito que na verdade quem pedia por socorro naquele dia, era a minha própria alma.

Denis Léa Santana   


Esse depoimento é um convite a você que deseja fazer aplicar sua cidadania através de um trabalho voluntário. No CVV existe a possibilidade de doar apoio emocional, ser um amigo de plantão àquele que, muitas vezes desesperado ou triste, busca no encontro com o outro, o reconhecimento de si mesmo.

Hoje no CVV Vila Carrão estamos com 43 voluntários plantonistas e mais 8 voluntários em treinamento, prestes a assumir o seu plantão semanal. A quantidade de voluntários para a cobertura das 24 horas de atendimento diária atualmente é razoável para o funcionamento do posto. Porém, não é apenas esta nossa preocupação, mas sim com aquele que em algum lugar desta cidade, deste país, deseja ardemente ter uma conversa franca com alguém que procurará acolher e compreendê-lo, por isso este convite.

Dentre tantas opções de apoio fraterno, somos mais um caminho, para a troca de uma conversa de coração para coração.

Nosso próximo Programa de Seleção de Voluntários, acontecerá em dois períodos; durante a semana a noite ou aos sábados à tarde.

Para mais informações sobre o CVV  acesse www.cvv.org.br, e sobre o CVV Vila Carrão navegue em nosso blog, informações e inscrições 11-2097-4111, vilacarrao@cvv.org.br





16/03/2012

16º Encontro Nacional de Voluntários SP Capital - Conexões com os 50 anos do CVV

23, 24 e 25 de março de 2012



No espírito de partilha, confraternização e celebração dos 50 anos CVV, o GER SP Capital antecipa para o mês de aniversário do Centro de Valorização da Vida (março 2012), o ENV que tradicionalmente acontece no mês de junho.

Os Encontros Nacionais, Regionais, e Locais são importantes enquanto mecanismo de apoio mútuo, aperfeiçoamento, esclarecimento e atuação conjunta de Grupos, Postos e Regionais, daí a legitimidade dessas oportunidades para integração, abertura e conexões que primam pela filosofia central de proporcionar um encontro de renovação e fortalecimento do Trabalho e Serviço, que em comunhão realizamos. Deste modo anunciamos:

O entusiasmo e ternura que nos move aos nos preparamos para receber você e o Grupo de Voluntários / Postos / Regionais no 16º Encontro Nacional de Voluntários Regional São Paulo Capital, dias 23, 24 e 25 de março de 2012, no Centro Pastoral Santa Fé – Km 25,5 da Rodovia Anhanguera – Perus – SP. 

Vislumbrado o confraternizar e treinar sempre para o melhor servir, que juntos possamos desfrutar dos três dias através do mergulho interior que corrobora com o desenvolvimento humano e coletivo nos valores institucionalmente preconizados e que nos torna amigos de ideal.

O Centro Pastoral Santa Fé (www.pastoralsantafe.com.br), um local presenteado pelo universo e com a graça da natureza, certamente favorece o clima de renovação do compromisso de Valorização da Vida, nos imbuindo de reflexões, novas descobertas, integração, crescimento e novos horizontes dentro da proposta de vida que nos convida a estar disponível para o “servir”.

A Regional São Paulo, prima pela inovação, organização e qualidade dos encontros e atividades coletivas que visam o fortalecimento do CVV enquanto Rede, tendo enquanto premissa a interação com pessoas e organizações. Desse o conceito cada vez mais latente da importância das Redes Sociais e Organizacionais, que potencializam a disponibilização do serviço quer sejam através das ações comunitárias, quer sejam através da abertura e parceria com Organizações Congêneres e Públicos que sintam afinidades com os Propósitos, Valores, Princípios e Normas que nos norteiam e inspiram institucionalmente, ampliando assim, o cumprimento da missão de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio, para tanto:

1. Estimula a adesão aos cursos, seminários, fóruns, encontros. O que alimenta e nutri as relações, o grupo e cada voluntário para com o processo do “Tornar-se Pessoa” e “Tornar-se Grupo”.

2. Propicia e amplia esta rica oportunidade de imersão que se dá com os encontros no formato de retiro, mantendo o que se tornou uma tradição, a abertura do Encontro ao público externo “COMUNIDADE”, o que enriquece e torna ainda mais mágica a soma e vivência da Proposta de Vida do CVV.


COMO PARTICIPAR:
PUBLICO INTERNO - Voluntário Plantonista, Apoio e Especialista, você escolhe como vai participar:
1. Seminário: Seminário Compreendendo o Suicídio.
2. Cursos: CAI, CAII, CAIII, CDCG e CTRC.

PÚBLICO EXTERNO – Comunidade, Organizações Congêneres e convidados dos voluntários.
1. CRC – Caminho de Renovação Continua (público jovem, adulto e terceira idade).


Estarão conosco: Daniel C. Luz, Augusto Franco e Gabriel Chalita,

24/03 – PAINEL CONEXÃO 2 - Plenária com Daniel Luz (escritor (autor do Livro Insight 1 e 2), palestrante, executivo ligado as tecnologias da informação, professor universitário, apresentador de rádio e etc.).

25/03  - PAINEL CONEXÃO 3 - Plenária com Augusto Franco ((http://escoladeredes.net - escritor, consultor, educador), abordando o tema: “DA SUSTENTABILIDADE A ABRANGÊNCIA DAS REDES“

Sub-tema – Questões inspiradoras: Como impulsionar a autonomia nas conexões e interações pessoas com pessoas e pessoas com organizações? Como contribuir com a saúde emocional e a valorização da vida das novas gerações? Quais as conexões que impulsionam Ações Locais Transformadoras? O que é padrão de rede? Sustentabilidade Organizacional num Modelo de adesão voluntária como o do CVV existe algum diferencial? Quais os cuidados para Organizações mantidas 100% por voluntários e com abrangência nacional? O que fortalece e o que enfraquece as Redes?
       
PAINEL CONEXÃO 4 - Plenária com Gabriel Chalita, Deputado Federal por São Paulo, ex Ministro da Educação (e etc.), Professor na PUC SP, Mackenzie e FMU, Membro da Academia Brasileira de Letras e na   Academia Brasileira de Educação, com forte atuação e vasta experiência na área da educação e direitos humanos, abordando o tema: “A CONTENPORANEIDADE DAS RELAÇÕES E OS DIREITOS HUMANOS”

Sub-tema – Questões inspiradoras: “Como o homem e a mulher podem contribuir com a qualidade e sustentabilidade das relações humanas? Qual o papel efetivo das políticas publica e do poder publico na saúde emocional e educacional das pessoas? O que torna as relações sustentáveis? O que se mantém contemporâneo nas relações humanas e nos direitos humanos? Em meio às inovações e revoluções tecnológicas (Internet, Redes Sociais e Virtuais, Equipamentos Tecnológicos e de Comunicação) como garantir metodologias e ferramentas pioneiras e confiáveis em prol do desenvolvimento em valores e dos direitos humanos?”

Informações spcapital@cvv.org.br 


29/02/2012

Celebração dos 29 anos do CVV Vila Carrão e 50 anos do Programa CVV








O tempo! Senhor da vida!


Quando olho para um bebê às vezes penso: “Por quantas coisas você passará! Desejo que seja feliz, independente do que lhe aconteça”.


A vida é curta e ao mesmo tempo longa..., passamos por aprendizagens, desafios, perdas, dores, alegrias, conquistas, realizações...


Sabemos apenas do tempo que tivemos e do qual estamos, jamais saberemos quanto tempo ainda temos... para sermos felizes! Sabemos que aqui no CVV Vila Carrão são 29 anos de aprendizagens, desafios, dores, alegrias, conquistas, realizações...
29 anos de bem com a vida! Valorizando-a! Promovendo Saúde Emocional!


Se hoje somos o resultado de nossa história, podemos afirmar com toda a certeza que TODOS os voluntários da história do CVV Vila Carrão, ou seja, da nossa história, deram o melhor de seus corações.


Reconhecemos-nos, primeiramente, na busca incessante de doação ao próximo, O OUTRO EM PRIMEIRO LUGAR. Dedicamo-nos em manter nosso posto dentro de um ideal de excelência em todos quesitos de gestão. Procuramos ser coesos e contínuos, estas são algumas de nossas forças de permanência e consolidação, assim como um organismo vivo.


Nesta ocasião tão especial, em companhia de nossos amigos e familiares, homenageamos os 50 anos do Programa CVV de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio, hoje com 70 postos em todo Brasil, com 2000 voluntários que atendem aproximadamente 1 milhão de ligações por ano, ou seja, um toque a cada 30 segundos...


Assim, desempenhamos nosso papel de responsabilidade social, nosso papel de guardião da vida, nosso papel de mestre e aprendiz de si mesmo.


Nós voluntários que doamos nosso Tempo, Trabalho e Talento, que nascemos de novo a cada plantão, pois parafraseando Padre Vieira :“Não há amor robusto que chegue a ser velho”, buscamos compreender que a cada tempo há sua forma de amar: amor fraterno, dedicação, harmonia, caridade, respeito, compreensão e ação.


Este é o presente da vida. Este é o momento presente de nossas vidas, que neste instante constrói o passado e o futuro...


E assim, lembrando Mercedes Sosa.... “Quando não há ninguém por perto ou longe... oferecemos nosso coração”


Texto de Abertura do Baile de Máscaras
 em Celebração aos 29 anos
do CVV Vila Carrão e 50 anos do Programa CVV






 E foi assim que neste último dia 25 de fevereiro comemoramos o aniversário de 29 anos do CVV Vila Carrão e dos 50 anos do Programa CVV, nesta celebração pela vida em companhia de nossos amigos e familiares.

Foi inesquecível!!!

17/02/2012

Solenidade de Aniversário dos 50 anos do CVV

No dia 1º de março o Programa CVV de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio comemorará seu cinquetenário através de Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. Assim, a história continua a se perpetuar em sua causa, e na oportunidade serão homenageadas instituições parceiras do CVV e outras que através de seus trabalhos também valorizam a vida!

Atualmente são 70 postos de atendimento espalhados pelo Brasil que formam a rede de apoio emocional com atendimento 24 horas todos os dias, as mantenedoras dos postos também receberão singela homenagem na ocasião.

A Sessão é aberta a toda sociedade, simpatizantes com a causa, voluntários, ex-voluntários, instituições; enfim, toda esta movimentação é para que fique registrado nos anais que na comemoração dos seus 50 anos, o CVV em São Paulo reconhece quem fez e faz parte de sua história, além de se aproximar cada vez mais da comunidade, todos em prol da vida, no mais amplo sentido, "por uma sociedade compreensiva, fraterna e solidária".




03/02/2012

29 ANOS DE BEM COM A VIDA

O CVV VILA CARRÃO E SUA HISTÓRIA
Em 2012, o CVV Vila Carrão completa 29 anos de constante presença e atuação na zona leste da cidade de São Paulo. Foram 29 anos de serviço e doação de voluntários à causa ceveviana da valorização da vida e da prevenção do suicídio, 29 anos de todo tipo de dificuldades, compartilhadas por um grupo de voluntários que, apesar da constante rotatividade de seus membros, sempre procurou trabalhar unido e perseverante para superar os desafios.
Em 05 fevereiro 1983, é fundado o Centro Samaritano – Unidade Carrão, situado em um bonito e espaçoso sobrado, alugado e mantido com a colaboração de uma entidade religiosa. Começou com 22 voluntários, que atendiam nos horários entre 19h00 e 04h30.
Em 1987, devido às altas despesas decorrentes do aluguel da casa e dos custos do telefone, e buscando a autonomia financeira do grupo – agora denominado Grupo de Valorização Humana – fica decidido que os serviços seriam transferidos para um terreno, cedido por um antigo voluntário da entidade, onde seria construído o novo posto. Os próprios voluntários participaram diretamente na construção desse posto, recebendo doações de blocos e telhas, e chegando até a erguer pessoalmente as paredes que viriam a abrigá-los no futuro.
No decorrer da década de 90, o CVV – Samaritanos foi consolidando seu caráter de atendimento telefônico gratuito garantido 24 horas por dia, e o posto Vila Carrão foi implantando, progressivamente e com muito empenho dos voluntários, a estrutura e o pessoal necessários para sustentar esse prolongamento da disponibilidade do serviço.
E foi também nessa época que, após a reivindicação da posse do terreno por questões familiares, mais uma vez se fez necessário procurar um novo local para abrigar nosso posto. E esse local é o atual endereço, a Rua Aimborés, nº 14, esquina com a Pinhalzinho, 389C, onde desde 1993 está instalado o posto do CVV - Vila Carrão.
Paredes foram pintadas e serviços de engenharia foram acompanhados e auxiliados por todo o corpo de voluntários do posto, à época com 40 voluntários, numa grande prova de esforço unitário e empenho ao serviço.
Hoje, após 29 anos e da passagem de mais de 700 voluntários pelas nossas cabines de telefone, o posto do CVV - Vila Carrão está fortificado e serve de abrigo para que se realize, 24 horas por dia, o serviço de valorização da vida humanitário do CVV. Recepcionamos os novos interessados e agradecemos a todos que estiveram conosco nesse voluntariado tão peculiar com a exposição desses 29 anos de história, de empenho e de doação constante de nossos voluntários. Com a certeza de que suas atitudes passadas servirão de inspiração e de incentivo para que façam parte de nossa instituição e do serviço de valorização da vida e para que construam conosco o futuro do CVV.

E para comemorarmos os 29 anos do Posto Vila Carrão e os 50 anos do CVV, convidamos você:

30/01/2012

LIBERDADE

"A tempestade desabou violenta e uma pombinha muito aflita, buscou abrigo na minha janela. Quando a vi, com as asas encharcadas e sem poder voar, pensei imediatamente em recolhê-la, abrigá-la em meu colo, secar suas asas com um secador de cabelos, alimentá-la, enfim, salvar sua vida.

Mas aí, eu pensei... se abrir a janela ela pode se assustar, e como não pode voar, pode cair. São oito andares. Fiquei no meu lugar olhando para ela e ela olhando para mim, até que se acalmou e ficou se equilibrando.

Nas horas que se seguiram, procurei não incomodá-la, mas demonstrei que estava ali e ela não estava sozinha. A tempestade passou, mas já era noite e ela não podeia voar.

Finalmente, raiou o dia, o sol se tornou brilhante e o céu novamente azul. Suas asas secaram e ela voou.

Não precisava ser salva. Não estava na dependência de ninguém, fortalecera-se, podia voar sozinha.

Outras tempestades virão, mas ela saberá superá-las, pois adquiriu suas próprias referências."


     Quantas vezes queremos resolver os problemas das pessoas e as privamos de terem suas próprias experiências, de viverem suas próprias "tempestades"? O companheirismo, a confiança e a força que demonstramos com nossas atitudes e palavras muitas e muitas vezes é o bálsamo necessário para que a pessoa se fortifique, se supere e volte a brilhar em sua própria vida.

20/01/2012

Convite para Programa de Seleção de Voluntários no CVV Vila Carrão

Programa de Seleção de Voluntários
CVV Vila Carrão
Dia 28/01/12 - 13h as 18h
Dia 29/01/12 - 8h as 13h
Rua Pinhalzinho, 389C - Vila Carrão
Entre as estações Carrão e Penha do Metrô
Informações e inscrições 2097-4111 e vilacarrao@cvv.org.br

Depoimento:
"Ser voluntário é um ato de amor. Sempre gostei desta frase tirada de uma fala da saudosa Zilda Arns. Pude conferir isso realmente quando entrei para o CVV para me doar ao outro achando que eu tiraria muita gente da solidão, que eu curaria muitas dores, que eu alegraria muitos corações chorosos nos minutos em que conversaria com a pessoa. Entrei achando que todos que falariam comigo sairiam de bem com a vida após cada ligação.
E a primeira coisa que aprendi foi a humildade, que antes não me acompanhava. Ser humilde para compreender que eu tenho que estar lá não para mudar o outro, e sim, para proporcionar ao outro o desejo de mudanças quando assim ele quiser, pois eu não tenho a capacidade de mudar ninguém a não ser a mim mesmo.
E veio a segunda lição: se só eu próprio tenho a capacidade de mudar a mim, só a própria pessoa tem a capacidade de mudar a si mesma... Aprendi ser paciente, a esperar o tempo da pessoa em resolver seus próprios problemas. Aprendi a respeitar os limites, meus e das pessoas que procuram o CVV. Ser menos ansioso, mais amoroso, mais persistente.
Se antes eu não confiava muito no outro, hoje confio totalmente, sei que ele é capaz de sair do abismo em que se encontra e me disponibilizo a dar-lhe a mão para ajudá-lo a sair, na hora que lhe for mais conveniente, no tempo dele. Aprendi que respeito é uma das principais atitudes para com o outro. Aprendi a respeitar seus limites, suas fraquezas, suas dores. A compreender que ele é assim e, mesmo não sendo como eu gostaria que fosse, o amo do mesmo jeito. Compreender e aceitar os seus valores tão diferentes dos meus foi uma das coisas mais valorosas que carrego comigo nestes tantos anos de CVV.
Vim ser voluntário com intenção de doar e ganhei tanta coisa, tanto conhecimento, tanto aprendizado. E continuo aprendendo a cada dia, porque ser voluntário é ser um eterno aprendiz."
Cosmo – voluntário desde 1999

03/01/2012

CVV Vila Carrão inicia seleção para trabalho voluntário de apoio emocional

    Sabemos o quanto que um desabafo pode nos aliviar, auxiliar a colocar as ideias em ordem, e quem sabe encontrar a solução para o nosso problema. E em muitos momentos da vida desejamos conversar com alguém que não nos julgue, condene, critique ou resolva nossos problemas. Queremos que alguém realmente se coloque a disposição para nos ouvir, mas ouvir verdadeiramente, que procure nos compreender com certo desprendimento. E nos dias de hoje, com toda a correria, nem sempre encontramos, entre as pessoas com quem convivemos, este alguém realmente disponível.
    Dentro desta realidade o CVV, através de seus voluntários, se coloca disponível às pessoas que ligam no telefone 141, para uma conversa franca relacionada ao seu momento de vida, seja ele triste, angustiante, desesperador ou alegre, de satisfação e plenitude. E agora em janeiro se inicia o novo Programa de Seleção de Voluntário (PSV) do posto para que você possa fazer parte do nosso grupo de voluntários.
    O perfil do voluntário do CVV é o de uma pessoa interessada no ser humano independentemente de sexo, religião, profissão e condição social, que sente em seu coração a disponibilidade de doar atenção, compreensão e respeito ao próximo, que sente o desejo de fazer a diferença, de contribuir para uma sociedade mais fraterna e solidária. Além disso, outras duas necessidades: ser maior de 18 anos de idade e participar de todo o PSV.
    O início da nova seleção se dará nos dias 28 e 29 de janeiro, sendo necessário comparecer nos dois dias. O primeiro encontro do sábado dia 28 será das 13:00 as 18:00 e no domingo dia 29 das 8:00 as 13:00. O PSV continuará por mais 7 estágios teóricos e práticos com encontros semanais de 3 horas, aos sábados das 14:00 as 17:00 ou às terças-feiras das 19:00 as 22:00, e depois com mais 3 estágios acompanhados (quando o candidato fará os atendimentos) também uma vez por semana em horário escolhido pelo candidato. O voluntário oferece apoio emocional à quem nos procura por meio de plantão semanal de 4 horas e meia através do telefone e pessoalmente.
Você pode se inscrever pelo telefone 2097-4111 ou por e-mail: vilacarrao@cvv.org.br. Caso você não tenha conseguido se inscrever, compareça no dia e horário certo. O endereço do CVV Vila Carrão fica na Rua Pinhalzinho, 389C, próximo ao começo da Av. Conselheiro Carrão, a Rua Antonio de Barros e ao Metrô Carrão.

Depoimento:
“O trabalho voluntário era uma meta que eu possuía. Quando consegui um espaço para fazê-lo, foi o CVV que chamou a minha atenção. Valorizar a vida – uma expressão ímpar que me motivou a fazer o curso. Foi um interesse que só aumentou! Hoje participo do curso de formação de novos voluntários. Sou uma das monitoras do CVV Vila Carrão. Todos os postos do CVV necessitam de voluntários, pois a demanda de ligações é sempre maior do que o serviço oferece. A proposta é um conhecimento do trabalho, de si mesmo e do outro. O CVV tem um preceito que diz que quando o trabalhador está pronto, o serviço aparece. Quem sabe também você sinta que é hora de engajar-se neste propósito conosco?”
Voluntária Nilza