16/03/2014

A Escuta Empática


A empatia é uma característica importante e de constante desenvolvimento quando se pratica o voluntariado no CVV, proporciona um conhecimento abrangente das diversas maneiras de ser e sentir do ser humano, e consequentemente auxilia no autodesenvolvimento, pois ao conhecer outro ser humano em sua essência, adquirimos ferramentas para conhecer a nós mesmos. Abaixo um artigo sobre o tema publicado no Boletim do CVV em fevereiro de 2013.

 

 A Escuta Empática

 

Para Carl Ransom Rogers a compreensão empática é uma das atitudes mais importantes na relação de ajuda porque implica em ouvir o cliente.

Ouvir é uma maneira impor­tante de ajudar e essa escuta deve ser empática.

A maneira de ser do voluntá­rio, em relação à outra pessoa, denominada empática tem va­rias facetas. Significa penetrar no mundo perceptual do outro e se sentir totalmente à vontade dentro dele. Requer sensibilidade constante para com as mudanças que se verificam nesta pessoa em relação aos significados que ela percebe quanto ao medo, à raiva, à ternura, à confusão ou ao que quer que ela esteja vivenciando. Significa viver temporariamente sua vida, mover-se delicadamen­te dentro dela sem julgar, perce­ber os significados que ela quase não percebe, tudo isso sem ten­tar revelar sentimentos os quais a pessoa não tem consciência, pois isso poderia ser muito ame­açador. Implica em transmitir a maneira como o plantonista sen­te o mundo dela à medida que examina sem viés e sem medo os aspectos que a pessoa teme. Significa, frequentemente, avaliar com ela a precisão do que sente e se guiar pelas respostas obti­das. Assim o voluntário passa a ser um companheiro confidente dessa pessoa participando do seu mundo interior.

Quando há esse tipo de am­biente, a tendência construtiva do cliente é liberada e ele cresce na direção de se tornar a pessoa que realmente existe por trás das máscaras.

Não se pode afirmar que o CVV adotou inteiramente o mo­delo de relação de ajuda dessa corrente da psicologia, entretan­to, é possível dizer que os volun­tários se “apropriaram” de alguns conceitos de Rogers referentes às condições que proporcionem uma relação de ajuda eficaz, por terem sido relevantes para o tipo de trabalho que faziam. Por isso, o Boletim do CVV no artigo Um Jeito de Ser, de fevereiro de 1987, comenta: “Somos rogerianos, sem duvida, no sentido da orien­tação para a nossa postura diante do atendido.

Evidentemente, o voluntário não é técnico-terapeuta, embora a sua conversa possa ter efeitos terapêuticos, baseados nos pro­cessos simples e encontradiços da solidariedade humana. Creio que seria imperdoável se o plan­tonista não assumisse esta posi­ção”.

Resenha da dissertação de mestrado

André Barreto Prudente - FFCLRP-USP

Fonte: Boletim do CVV, Fev. 2013, Ano 47, nº 454, pág. 7

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