16/03/2012

16º Encontro Nacional de Voluntários SP Capital - Conexões com os 50 anos do CVV

23, 24 e 25 de março de 2012



No espírito de partilha, confraternização e celebração dos 50 anos CVV, o GER SP Capital antecipa para o mês de aniversário do Centro de Valorização da Vida (março 2012), o ENV que tradicionalmente acontece no mês de junho.

Os Encontros Nacionais, Regionais, e Locais são importantes enquanto mecanismo de apoio mútuo, aperfeiçoamento, esclarecimento e atuação conjunta de Grupos, Postos e Regionais, daí a legitimidade dessas oportunidades para integração, abertura e conexões que primam pela filosofia central de proporcionar um encontro de renovação e fortalecimento do Trabalho e Serviço, que em comunhão realizamos. Deste modo anunciamos:

O entusiasmo e ternura que nos move aos nos preparamos para receber você e o Grupo de Voluntários / Postos / Regionais no 16º Encontro Nacional de Voluntários Regional São Paulo Capital, dias 23, 24 e 25 de março de 2012, no Centro Pastoral Santa Fé – Km 25,5 da Rodovia Anhanguera – Perus – SP. 

Vislumbrado o confraternizar e treinar sempre para o melhor servir, que juntos possamos desfrutar dos três dias através do mergulho interior que corrobora com o desenvolvimento humano e coletivo nos valores institucionalmente preconizados e que nos torna amigos de ideal.

O Centro Pastoral Santa Fé (www.pastoralsantafe.com.br), um local presenteado pelo universo e com a graça da natureza, certamente favorece o clima de renovação do compromisso de Valorização da Vida, nos imbuindo de reflexões, novas descobertas, integração, crescimento e novos horizontes dentro da proposta de vida que nos convida a estar disponível para o “servir”.

A Regional São Paulo, prima pela inovação, organização e qualidade dos encontros e atividades coletivas que visam o fortalecimento do CVV enquanto Rede, tendo enquanto premissa a interação com pessoas e organizações. Desse o conceito cada vez mais latente da importância das Redes Sociais e Organizacionais, que potencializam a disponibilização do serviço quer sejam através das ações comunitárias, quer sejam através da abertura e parceria com Organizações Congêneres e Públicos que sintam afinidades com os Propósitos, Valores, Princípios e Normas que nos norteiam e inspiram institucionalmente, ampliando assim, o cumprimento da missão de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio, para tanto:

1. Estimula a adesão aos cursos, seminários, fóruns, encontros. O que alimenta e nutri as relações, o grupo e cada voluntário para com o processo do “Tornar-se Pessoa” e “Tornar-se Grupo”.

2. Propicia e amplia esta rica oportunidade de imersão que se dá com os encontros no formato de retiro, mantendo o que se tornou uma tradição, a abertura do Encontro ao público externo “COMUNIDADE”, o que enriquece e torna ainda mais mágica a soma e vivência da Proposta de Vida do CVV.


COMO PARTICIPAR:
PUBLICO INTERNO - Voluntário Plantonista, Apoio e Especialista, você escolhe como vai participar:
1. Seminário: Seminário Compreendendo o Suicídio.
2. Cursos: CAI, CAII, CAIII, CDCG e CTRC.

PÚBLICO EXTERNO – Comunidade, Organizações Congêneres e convidados dos voluntários.
1. CRC – Caminho de Renovação Continua (público jovem, adulto e terceira idade).


Estarão conosco: Daniel C. Luz, Augusto Franco e Gabriel Chalita,

24/03 – PAINEL CONEXÃO 2 - Plenária com Daniel Luz (escritor (autor do Livro Insight 1 e 2), palestrante, executivo ligado as tecnologias da informação, professor universitário, apresentador de rádio e etc.).

25/03  - PAINEL CONEXÃO 3 - Plenária com Augusto Franco ((http://escoladeredes.net - escritor, consultor, educador), abordando o tema: “DA SUSTENTABILIDADE A ABRANGÊNCIA DAS REDES“

Sub-tema – Questões inspiradoras: Como impulsionar a autonomia nas conexões e interações pessoas com pessoas e pessoas com organizações? Como contribuir com a saúde emocional e a valorização da vida das novas gerações? Quais as conexões que impulsionam Ações Locais Transformadoras? O que é padrão de rede? Sustentabilidade Organizacional num Modelo de adesão voluntária como o do CVV existe algum diferencial? Quais os cuidados para Organizações mantidas 100% por voluntários e com abrangência nacional? O que fortalece e o que enfraquece as Redes?
       
PAINEL CONEXÃO 4 - Plenária com Gabriel Chalita, Deputado Federal por São Paulo, ex Ministro da Educação (e etc.), Professor na PUC SP, Mackenzie e FMU, Membro da Academia Brasileira de Letras e na   Academia Brasileira de Educação, com forte atuação e vasta experiência na área da educação e direitos humanos, abordando o tema: “A CONTENPORANEIDADE DAS RELAÇÕES E OS DIREITOS HUMANOS”

Sub-tema – Questões inspiradoras: “Como o homem e a mulher podem contribuir com a qualidade e sustentabilidade das relações humanas? Qual o papel efetivo das políticas publica e do poder publico na saúde emocional e educacional das pessoas? O que torna as relações sustentáveis? O que se mantém contemporâneo nas relações humanas e nos direitos humanos? Em meio às inovações e revoluções tecnológicas (Internet, Redes Sociais e Virtuais, Equipamentos Tecnológicos e de Comunicação) como garantir metodologias e ferramentas pioneiras e confiáveis em prol do desenvolvimento em valores e dos direitos humanos?”

Informações spcapital@cvv.org.br