29/02/2012

Celebração dos 29 anos do CVV Vila Carrão e 50 anos do Programa CVV








O tempo! Senhor da vida!


Quando olho para um bebê às vezes penso: “Por quantas coisas você passará! Desejo que seja feliz, independente do que lhe aconteça”.


A vida é curta e ao mesmo tempo longa..., passamos por aprendizagens, desafios, perdas, dores, alegrias, conquistas, realizações...


Sabemos apenas do tempo que tivemos e do qual estamos, jamais saberemos quanto tempo ainda temos... para sermos felizes! Sabemos que aqui no CVV Vila Carrão são 29 anos de aprendizagens, desafios, dores, alegrias, conquistas, realizações...
29 anos de bem com a vida! Valorizando-a! Promovendo Saúde Emocional!


Se hoje somos o resultado de nossa história, podemos afirmar com toda a certeza que TODOS os voluntários da história do CVV Vila Carrão, ou seja, da nossa história, deram o melhor de seus corações.


Reconhecemos-nos, primeiramente, na busca incessante de doação ao próximo, O OUTRO EM PRIMEIRO LUGAR. Dedicamo-nos em manter nosso posto dentro de um ideal de excelência em todos quesitos de gestão. Procuramos ser coesos e contínuos, estas são algumas de nossas forças de permanência e consolidação, assim como um organismo vivo.


Nesta ocasião tão especial, em companhia de nossos amigos e familiares, homenageamos os 50 anos do Programa CVV de Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio, hoje com 70 postos em todo Brasil, com 2000 voluntários que atendem aproximadamente 1 milhão de ligações por ano, ou seja, um toque a cada 30 segundos...


Assim, desempenhamos nosso papel de responsabilidade social, nosso papel de guardião da vida, nosso papel de mestre e aprendiz de si mesmo.


Nós voluntários que doamos nosso Tempo, Trabalho e Talento, que nascemos de novo a cada plantão, pois parafraseando Padre Vieira :“Não há amor robusto que chegue a ser velho”, buscamos compreender que a cada tempo há sua forma de amar: amor fraterno, dedicação, harmonia, caridade, respeito, compreensão e ação.


Este é o presente da vida. Este é o momento presente de nossas vidas, que neste instante constrói o passado e o futuro...


E assim, lembrando Mercedes Sosa.... “Quando não há ninguém por perto ou longe... oferecemos nosso coração”


Texto de Abertura do Baile de Máscaras
 em Celebração aos 29 anos
do CVV Vila Carrão e 50 anos do Programa CVV






 E foi assim que neste último dia 25 de fevereiro comemoramos o aniversário de 29 anos do CVV Vila Carrão e dos 50 anos do Programa CVV, nesta celebração pela vida em companhia de nossos amigos e familiares.

Foi inesquecível!!!

17/02/2012

Solenidade de Aniversário dos 50 anos do CVV

No dia 1º de março o Programa CVV de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio comemorará seu cinquetenário através de Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo. Assim, a história continua a se perpetuar em sua causa, e na oportunidade serão homenageadas instituições parceiras do CVV e outras que através de seus trabalhos também valorizam a vida!

Atualmente são 70 postos de atendimento espalhados pelo Brasil que formam a rede de apoio emocional com atendimento 24 horas todos os dias, as mantenedoras dos postos também receberão singela homenagem na ocasião.

A Sessão é aberta a toda sociedade, simpatizantes com a causa, voluntários, ex-voluntários, instituições; enfim, toda esta movimentação é para que fique registrado nos anais que na comemoração dos seus 50 anos, o CVV em São Paulo reconhece quem fez e faz parte de sua história, além de se aproximar cada vez mais da comunidade, todos em prol da vida, no mais amplo sentido, "por uma sociedade compreensiva, fraterna e solidária".




03/02/2012

29 ANOS DE BEM COM A VIDA

O CVV VILA CARRÃO E SUA HISTÓRIA
Em 2012, o CVV Vila Carrão completa 29 anos de constante presença e atuação na zona leste da cidade de São Paulo. Foram 29 anos de serviço e doação de voluntários à causa ceveviana da valorização da vida e da prevenção do suicídio, 29 anos de todo tipo de dificuldades, compartilhadas por um grupo de voluntários que, apesar da constante rotatividade de seus membros, sempre procurou trabalhar unido e perseverante para superar os desafios.
Em 05 fevereiro 1983, é fundado o Centro Samaritano – Unidade Carrão, situado em um bonito e espaçoso sobrado, alugado e mantido com a colaboração de uma entidade religiosa. Começou com 22 voluntários, que atendiam nos horários entre 19h00 e 04h30.
Em 1987, devido às altas despesas decorrentes do aluguel da casa e dos custos do telefone, e buscando a autonomia financeira do grupo – agora denominado Grupo de Valorização Humana – fica decidido que os serviços seriam transferidos para um terreno, cedido por um antigo voluntário da entidade, onde seria construído o novo posto. Os próprios voluntários participaram diretamente na construção desse posto, recebendo doações de blocos e telhas, e chegando até a erguer pessoalmente as paredes que viriam a abrigá-los no futuro.
No decorrer da década de 90, o CVV – Samaritanos foi consolidando seu caráter de atendimento telefônico gratuito garantido 24 horas por dia, e o posto Vila Carrão foi implantando, progressivamente e com muito empenho dos voluntários, a estrutura e o pessoal necessários para sustentar esse prolongamento da disponibilidade do serviço.
E foi também nessa época que, após a reivindicação da posse do terreno por questões familiares, mais uma vez se fez necessário procurar um novo local para abrigar nosso posto. E esse local é o atual endereço, a Rua Aimborés, nº 14, esquina com a Pinhalzinho, 389C, onde desde 1993 está instalado o posto do CVV - Vila Carrão.
Paredes foram pintadas e serviços de engenharia foram acompanhados e auxiliados por todo o corpo de voluntários do posto, à época com 40 voluntários, numa grande prova de esforço unitário e empenho ao serviço.
Hoje, após 29 anos e da passagem de mais de 700 voluntários pelas nossas cabines de telefone, o posto do CVV - Vila Carrão está fortificado e serve de abrigo para que se realize, 24 horas por dia, o serviço de valorização da vida humanitário do CVV. Recepcionamos os novos interessados e agradecemos a todos que estiveram conosco nesse voluntariado tão peculiar com a exposição desses 29 anos de história, de empenho e de doação constante de nossos voluntários. Com a certeza de que suas atitudes passadas servirão de inspiração e de incentivo para que façam parte de nossa instituição e do serviço de valorização da vida e para que construam conosco o futuro do CVV.

E para comemorarmos os 29 anos do Posto Vila Carrão e os 50 anos do CVV, convidamos você: